Viver com Parkinson – por Catarina Jácome

Viver com Parkinson – por Catarina Jácome

parkinson

 

No programa ‘Viver com Parkinson’ é avaliado de que modo a Doença de Parkinson afecta o movimento e funcionalidade. Isto pode ser feito logo após o diagnóstico ou ao longo do percurso da doença.
No estadios iniciais o principal foco de intervenção é o aconselhamento e informação de modo a que o individuo com Doença de Parkinson compreenda a importância de manter um bom nível de capacidade física de modo a preservar a independência. Neste programa, iniciam-se intervenções especificas supervisionadas direcionadas, por exemplo, a dificuldades nas atividades da vida diária, mas ainda sem perda da função independente; à manutenção de uma boa postura ou treino de agilidade/mobilidade, com vista a atrasar o desenvolvimento de incapacidades motoras. No estádio inicial é mais fácil a aprendizagem de estratégias motoras que podem ser usadas mais tarde, nos estádios mais avançados.
Ao longo da progressão da doença o foco da intervenção volta-se mais para as alterações especificas e limitações na mobilidade que surjam, por exemplo, nas transferências, como levantar-se de uma cadeira ou virar-se na cama, na marcha, incluindo freezing ou no equilíbrio, incluindo quedas.
Se tem Doença de Parkinson ou conhece alguém com esta doença venha conhecer o nosso programa ‘Viver com Parkinson’.

Testemunho:
Sou doente de Parkinson há nove anos. Dois anos depois de me ter sido diagnosticada tal doença, sabendo que a mesma é progressiva, passei a ser apoiado com regularidade  pela fisioterapeuta Catarina Jácome com o objetivo de protelar o mais tempo possível o desenvolvimento da referia doença.
Graças à boa formação técnica desta profissional especializada em Parkinson posso ainda, passado todo este tempo, manter uma boa condição física e total autonomia de movimentos.
Sinto-me bem, pelo que espero continuar a ter o apoio desta boa profissional, sem o qual penso não me teria sido possível estar hoje tão confiante quanto ao futuro.
Belarmino Barreiro

 

Botão saiba mais-01-01

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *