Laranja

Laranja

Se alguém se lembrar de dizer que um sumo de laranja não é dos melhores promotores da gestão de peso (em particular da diminuição) carregam-se as sobrancelhas de desconfiança. Pois bem, aquela que é a fruta que porventura mais se recorre para fazer sumo, é mesmo aquela que de manhã parece estar no mais alto lugar do pódio (“é ouro”), que da parte da tarde é despromovida a segundo lugar (“à tarde éprata”) e tem o seu efeito homicida à noite (“à noite mata”). Ou então isto é tudo mentira, e este constitui verdadeiramente um dos maiores mitos alimentar que perduram há anos.

A laranja é rica em vitamina C – tal facto não é mito, mas ao fazer-se dela sumo tome-se em consideração que:

– uma laranja média (160g sem casca) tem ~ 15g de Hidratos de Carbono (HC) e 67 Kcal;
– provavelmente usa-se aproximadamente 3 laranjas (é só multiplicar ~ 45g HC e 201 Kcal);
– a fibra provavelmente fica no espremedor;
– se não for consumida na hora, a vit.C – termolábil – vai desaparecendo;

Por isso, se o tema for perda de peso, quando ouvir alguém dizer que é melhor comer uma laranja do que beber, provavelmente as razões são conhecidas e poderá então relaxar a sobrancelha.

Rúbica elaborada pelo nutricionista Daniel Filipe Dias Branco

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