Hidroterapia – Spa Welldomus

Hidroterapia – Spa Welldomus

Por hidroterapia entende-se o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas variáveis.

“A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reações da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica. O valor da água na vida é reconhecido praticamente por todas as culturas. Já os médicos egípcios – que eram também sacerdotes, astrónomos e artistas – atribuíam grande importância a diversas medidas de higiene relacionadas com a alimentação, vestuário, ginástica e aplicações hidroterapicas. A prática da hidroterapia (do grego hydro, “”água”” etherapeia, “”cura””), também é indicada por vestígios de instalações de higiene proto-indianas (2500 a.C.) e dos banhos caldeus.

A água fria excita fortemente a sensibilidade periférica, e a excitação experimentada é levada, por via centripeta, até os centros corticais, produzindo diversos reflexos, dos quais para nós os mais interessantes ocorrem na periferia, nos vasos superficiais e nos órgãos subjacentes, na pele.

O sistema nervoso sensitivo, excitado na totalidade das suas ramificações periféricas, é estimulado e melhorado nas suas funções, produzindo, no indivíduo, uma sensação de bem estar, e a pessoa se sente reanimada, alegre disposta para o trabalho. O sistema nervoso recupera o seu tom. Por isso se pode dizer que a água fria é um tônico para o sistema nervoso. A aplicação de água fria ao corpo ao mesmo tempo tónica e sedativa, regulariza as funções nervosas e é indicada na luxação.

Há fortes indicações de que os asiáticos começaram e difundiram a prática em aproximadamente 2400 aC. O Ofurô é um tipo de banheira feita no Japão para o usuário tomar banho com temperatura da água entre os 36 e 40°C. Seu maior benefício é a limpeza de pele e descontração muscular.”

Cuide de si; experimente já o nosso SPA.

Mais infos em: http://www.welldomus.pt/spa/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *