Hidroginástica e Bem Estar

Hidroginástica e Bem Estar

A Hidroginástica surgiu na Alemanha, com o objetivo de atrair pessoas da terceira idade para a pratica de exercício, e, dada a boa aceitação desta actividade, difundiu-se rapidamente por todos os países.

Por ser praticada numa piscina com a água aquecida, de forma agradável e prazerosa, e também por quase não apresentar nenhuma contra-indicação, a hidroginástica é uma actividade cada vez mais procurada por pessoas de todas as idades e ambos os géneros.

Por ser uma modalidade que proporciona vários benefícios, a sua prática é aconselhada por profissionais da área da saúde, como médicos, fisioterapeutas e psicólogos, promovendo e incentivando os seus pacientes a executá-la, desde que instruídos por um profissional competente (professor/ instrutor físico).

Entre alguns benefícios da Hidroginástica, podemos citar:

  • Melhorar a condição cardio respiratória;
  • Fortalecimento da massa muscular;
  • Diminuição na percentagem de gordura;
  • Melhoramento da postura;
  • Aumento da flexibilidade articular.
  • A aula é praticada com a água ao nível da altura dos ombros, o que faz com que o impacto do corpo com o chão seja reduzido em 90%, e com isso se torne atrativa mesmo para pessoas com osteoporose ou com alguma outra lesão que exija um menor impacto. Pode ser praticada por pessoas que não saibam nadar.

Outras vantagens da Hidroginástica:

  • Em função da pressão hidrostática, pessoas com problemas circulatórios, e principalmente as mulheres gestantes, podem sentir grandes melhorias no inchaço das pernas/edemas.
  • Como a água é um grande relaxante muscular, ao mesmo tempo que forçamos os músculos e articulações, as propriedades da água fazem relaxar as partes trabalhadas, e fazem-nos sair da aula com uma ótima sensação de bem estar e relaxamento.

Para finalizar, deve-se referir que tanto a Hidroginástica como qualquer outra Actividade Física, só deve ser praticada depois de fazer uma Avaliação Médica, e, se a pessoa tem também como objetivo a redução da percentagem de gordura, deve consultar um nutricionista.

Nas aulas de Hidroginástica do Welldomus, estamos sempre prontos para o ajudar. Não perca mais tempo e experimente esta modalidade! Venha visitar-nos.

Vagner Nóbrega de Souza, Professor de Educação Física e Doutorando em Actividade Física e Saúde.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *