Exercício e Diabetes

Exercício e Diabetes

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. Apesar da glicose ser a principal fonte de energia do organismo, quando está em excesso, pode conduzir a inúmeras complicações.

Esta doença não tem cura; porém, um correcto controlo da glicemia pode prolongar a vida dos diabéticos e evitar consequenciais graves. A prevenção da Diabetes envolve cinco pontos importantes para o controlo da doença: Conhecer a Diabetes; Monitorização da Doença; Medicação; Alimentação; Exercício Físico.

Exercício  Físico

O exercício é benéfico pois estimula o pâncreas a produzir insulina e, por outro lado, exercita os músculos, que precisam de energia, logo, aumenta a utilização da glicose por parte destes, impedindo que esta se acumule no sangue e aumente a glicemia. A prática de exercício vai melhorar também a sua condição cardiovascular geral.

Pode optar por vários tipos de exercícios consoante a sua idade, gosto e condição física. Se optar por exercícios no ginásio informe os profissionais que tem diabetes. Os exercícios mais benéficos devem ser de intensidade moderada e de longa duração (40 minutos-1 hora).

Prevenir a hipoglicemia é muito importante, especialmente nos indivíduos com diabetes. É importante que cada individuo tenha uma noção da quantidade e intensidade de exercício físico que pode praticar e, para evitar hipoglicemias, deve vigiar os seus níveis de glicemia antes e após a prática de exercício.. É igualmente importante que não pratique exercício físico em jejum.

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