É intolerante à lactose? Já não é desculpa para não beber leite!

É intolerante à lactose? Já não é desculpa para não beber leite!

A incapacidade total ou parcial do nosso organismo para digerir a lactose denomina-se por intolerância à lactose e ocorre devido à ausência ou deficiência da enzima lactase. É geralmente uma condição permanente mas também pode ocorrer como consequência temporária de uma infecção ou outra agressão à mucosa intestinal.
A lactose é um hidrato de carbono existente no leite e é digerido por acção da lactase, uma enzima presente no nosso organismo cuja função é dividir a lactose em dois componentes (glicose e galactose) para que este nutriente seja mais facilmente digerido e aproveitado.

Segundos os dados da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, cerca de um terço da população Portuguesa sofre desta patologia, que provoca desconforto abdominal sobretudo após a ingestão de lacticínios. Mas, graças aos avanços na ciência, hoje em dia é possível diminuir/evitar os sintoma sem recorrer à eliminação dos alimentos lácteos, uma vez que existem no mercado produtos sem lactose – leite e iogurtes.

Exemplo disto é a gama Mimosa Bem Especial 0% lactose, uma solução que apresenta a particularidade da lactose ser previamente desdobrada nos seus componentes mais simples – glicose e galactose – e portanto, aquando da sua ingestão, não é necessário haver actuação da tal enzima lactase. O sabor do leite e/ou do iogurte mantêm-se, facilitando o seu consumo regular.

A pensar nos mais novos, a mimosa lançou também o primeiro leite infantil para crianças a partir dos 3 anos intolerantes à lactose – o novo Leite Mimosa Bem Especial 0% Lactose Infantil. Este possui uma combinação de vitamina D e minerais, como o cálcio e fósforo, extremamente necessários para o desenvolvimento normal dos ossos das crianças. Funciona também como fonte de iodo e não tem adição de açúcares (contem apenas os açúcares naturais do leite).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *