Como se deve Alimentar Antes e Depois do Treino

Como se deve Alimentar Antes e Depois do Treino

A busca por uma vida saudável e por uma boa forma física vem atraindo cada vez mais pessoas aos cluber, aos treinos funcionais, às lutas corporais e às corridas de ruas. O resultado dos exercícios físicos está ligado não apenas às horas investidas nas atividades e aos bons equipamentos. Uma alimentação adequada, antes e depois do treino, é fundamental para alcançar os objetivos planejados. Portante deve perceber como se deve alimentar antes e depois do treino da forma mais correcta possível para que essas metas sejam atingidas.

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Existem alimentos que são indicados antes do treinos, pois vão auxiliar no rendimento do atleta. Ao mesmo tempo, após a atividade física, outros nutrientes ajudam a repor. Os alimentos ricos em carboidratos e proteínas são os mais indicados para o pré-treino, já que os carboidratos vão evitar o catabolismo muscular, ou seja, a perda de massa magra, e contribui para o rendimento do atleta. Carboidratos como batata-doce, pães e biscoitos integrais, ovos, iogurte desnatado, frutas com granola ou com mel e frango grelhado são fontes de energia de rápida absorção.

Alimentos adequados antes e após a actividade podem potencializar os resultados e ajudar nos objetivos

Para o pós-treino, é preciso repor as proteínas perdidas durante os exercícios. “Banana com aveia, iogurte desnatado, mamão, queijo branco e a batata-doce são alguns dos alimentos adequados para a refeição depois de atividades intensas.

Alimente-se bem

70% do sucesso de um treinamento é motivado pela ingestão de refeições corretas no pré e no pós-treino. A alimentação antes do treino é um fator importantíssimo, porque ela é o combustível que vai dar energia e evitar que o desportista se sinta mal durante o exercício. Muitas pessoas tem quebras de tensão e até vomitam porque acham que podem fazer exercício em jejum.
Já o pós-treino tem que ser saudável e serve para repor os nutrientes perdidos. É tão importante quanto o que é ingerido antes.

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Termogênicos naturais

Refeições que incluam alimentos com termogênicos naturais, a exemplo do gengibre, da canela, cafeína e o chá verde também são bem-vindos antes de qualquer atividade física. Esses alimentos são de fácil absorção e ajudam a queimar calorias, acelerando o metabolismo. Mas é bom lembrar que nada deve ser consumido de forma exagerada, porque até mesmo o cardápio mais saudável, é prejudicial quando consumido sem moderação.
A reeducação alimentar também tem que seguir horários. O ideal é alimentar-se uma hora antes do exercício. “O corpo não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Ou faz a digestão ou o exercício físico de forma eficiente. Normalmente recomendamos um intervalo de uma hora, ou em alguns casos de 30 minutos entre a refeição e o treino. Já a refeição pós-treino pode ser feita imediatamente ao término.


As refeições, de três em três horas no dia, também devem ser respeitadas. O organismo tem memória, e decora que se passa muito tempo sem comer e vai economizar energia e não absorver os nutrientes a partir do que é ingerido. Se acostuma a comer nos horários certos, com lanches entre as principais refeições, o metabolismo acelera.
Mas durante a atividade é preciso alimentar-se? Essa é uma das perguntas que os profissionais de Educação Física mais ouvem. Durante o treino é importante se manter hidratado, mas é errado comer. Apenas em treinos acima de duas horas é que é preciso reposição de carboidratos e proteínas de duas em duas horas.

Reeducação alimentar

 

Uma dieta desregrada acaba causando efeito contrário. “Muitas pessoas não entendem por que malham tanto e fazem exercícios aeróbicos intensos, mas continuam engordando”.

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