Alimentação mais saudável – Alguns conselhos da APN (Associação Portuguesa dos Nutricionistas)

Alimentação mais saudável – Alguns conselhos da APN (Associação Portuguesa dos Nutricionistas)

Azeite – a gordura de eleição; rico em ácidos gordos monoinsaturados, fornecendo 9Kcal/g; o seu consumo tem vários benefícios para a saúde, nomeadamente em doenças cardiovasculares.

Sal – um dos temperos mais apreciados pois torna os alimentos mais palatáveis; no entanto, é necessário controlar as quantidades utilizadas e uma boa opção será substituí-lo, quando possível, por ervas aromáticas (louro, salsa, manjericão, orégãos, coentros, cravinho, cebolinho, hortelã, alho), especiarias (caril, pimenta, açafrão, noz moscada, colocau, cravo da índia, canela) ou até vinho branco.

Hortícolas – fontes excelentes de vitaminas, minerais e fibra; mas atenção à forma como se confeccionam: há técnicas que evitam a perda de determinadas vitaminas (termolábeis e hidrossolúveis).

Doces – ricos em açúcar, gordura e farinha refinada; ao confeccionar bolos e doces seja critico e analise a receita por forma a ver se é possível substituir alguns ingredientes: usar farinha integral; reduzir o açúcar; utilizar o azeite como gordura; se utilizar leite, preferir o magro; fruta sempre natural; substituir as natas por natas de soja (menos calóricas).

Tem dúvidas? Baixe já o nosso E-BOOK  elaborado pelo nutricionista Daniel Filipe Dias Branco e saiba mais !

botao baixe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *