Alimentação e Aumento da Massa Muscular

Alimentação e Aumento da Massa Muscular

Aumentar a massa muscular é por vezes um objetivo estético mas muitas vezes uma necessidade. Independentemente do motivo, importa salientar alguns pressupostos básicos para o conseguir atingir:

1. Estímulo de Treino Específico – Existem vários tipos de treino, incluindo o de hipertrofia. Consulte o seu professor / Personal Trainer para saber “o quê” e “como” fazer.

2. Balanço Energético Positivo – No final do dia, a energia ingerida dos alimentos deve ser superior à energia gasta. Pode-se até “treinar o dia inteiro” (claro que não é preciso!), se no final o balanço energético não for positivo, não aumentaremos a massa muscular. Isto porque se toda a energia que estamos a ingerir está a ser veiculada para a execução de exercício ou função metabólica, não haverá matéria-prima para sintetizar novo tecido.

3. Fraccionamento das refeições ao longo do dia, com inclusão de fontes alimentares ricas em proteína de elevado valor biológico. Não é só proteína, mas é importante.

4. Refeição pré-treino e pós-treino. Momentos-chave para prevenir a degradação muscular, preparar o corpo para o exercício e dele recuperar no final.

5. Dormir. É durante o sono (período nocturno) que o corpo se apresenta em anabolismo (um estado metabólico que se caracteriza pela maior “construção” que “degradação” do tecido muscular esquelético).

Conheça-se a si mesmo. Oriente-se bem e seja regular. Os bons resultados serão uma consequência.

Rubrica elaborada pelo nutricionista Welldomus Daniel Filipe Dias Branco

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