Crómio

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Crómio

O Crómio é um oligoelemento essencial, associado à queima de gorduras, perda de peso e prevenção da diabetes, uma vez que melhora a função da insulina e influencia o metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

Crómio no Organismo

O organismo necessita de crómio para encaminhar a glucose dos vasos sanguíneos para as células. Um mecanismo essencial para que a quantidade de açúcar que chega às células seja a suficiente para se criar energia necessária. Actua também ao nível do metabolismo das proteínas e gorduras, o que, de acordo com Gilbert Kaats, cientista da Health and Medical Research Foundation (San António, EUA), parece ter uma «influência significativa na proporção músculo-gordura, produzindo uma redução gradual de gordura». Outros benefícios para a saúde são: o controle da pressão, dos triglicéridos e do mau colesterol (HDL).

Crómio e os Doces

Conseguir controlar a vontade de comer doces é um aspecto muito complicado quando se tenta fazer/manter uma dieta. Estes apetites súbitos resultam, muitas vezes, da falta de crómio no organismo, logo é essencial fazer-se esta correcção.

Crómio na Dieta

Tal como outros oligoelementos, a quantidade de crómio nos alimentos é reduzida. Em geral, boas fontes de crómio são: carne, marisco, peixe, ovos, pão e cereais integrais, frutos secos, alguns vegetais e frutas, levedura de cerveja, batata com casca e queijos. A dose diária recomendada de crómio é de 50 a 200 microgramas(µg). O ideal é seguir uma dieta equilibrada, a qual, em princípio, fornecerá a quantidade deste oligoelemento necessária.

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